Alinhando-se com a estratégia

No nível mais básico, as lições aprendidas são o resultado tangível de uma revisão realizada em um projeto ou em atividades organizacionais, chegando a conclusões do que deu certo ou errado.


Porém, esta revisão e suas conclusões não se tornam realmente importantes se elas não forem efetivamente integradas ao conhecimento ou às práticas organizacionais. A partir desta integração as Lições Aprendidas convertem-se em um importante instrumento de geração de Mudança e Aprendizagem Organizacional. Porém, mudar por mudar não leva a lugar nenhum! A mudança deve estar aliada a um propósito, a uma estratégia, à estratégia organizacional. Eis que surge a pergunta: como alinhar a estratégia organizacional com as Lições Aprendidas?


As Lições Aprendidas devem executar um ciclo de vida completo para que estas se tornem uma prática organizacional efetiva para a geração de conhecimento e de mudanças. Este ciclo de vida está composto por um conjunto de atividades que integram um modelo de governança. A Priorização de Lições Aprendidas é uma destas atividades.


Priorizar Lições Aprendidas significa identificar aquelas Lições Aprendidas que são relevantes para a organização e que serão conduzidas a executar o ciclo completo. A escolha não é democrática!!! Pouco importa se o Gerente de Projetos, qualquer integrante da equipe ou o Gestor da área “acham” uma mais relevante que a outra. Devem existir critérios previamente definidos que pontuem e conduzam esta priorização. É exatamente em este ponto que a estratégia organizacional entra em jogo e direciona o ciclo de vida das Lições Aprendidas, pontuando a priorização. Existem ferramentas para implementar esta prática tornando-a objetiva, sem “achismos” nem “emoções”.

Lessons Learned Complete Cycle, 2020. Todos os direitos reservados.

Contato: beatriz@2l2cmet.com